sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pregação feita em 18.09.11 - Culto em Campinas


Título da Pregação: Os Generais de Deus


Texto para meditação: João 3:22-30


Hoje começaremos nossos estudos relatando o que acontece com as pessoas que se deixam ser cheias pelo Espírito e o que Deus pode fazer através de suas vidas.

Para começar vamos mostrar alguns exemplos de homens e mulheres que se deixaram ser mudados, transformados pelo poder de Deus, pela presença majestosa do Espirito Santo e o que Deus fez através de suas vidas.

O primeiro deles é:

Jonathans Edwards (1703 - 1758)

Pastor congregacional avivalista, missionário aos índios, escritor, primeiro presidente de Princenton e, na estimativa de alguns, primeiro e maior filósofo-teólogo americano. Em 1741, pregou seu famoso sermão: “Pecadores na mão de um Deus irado”, espalhando o avivamento pelas 13 colônias e até na Inglaterra, foi precedido por 03 dias de oração e jejum.

Apesar de ter o hábito de ler seus sermões, sua vida de oração teve grande impacto sobre seu povo. Costumava ficar até 13 horas por dia orando e estudando. Era muito comum entrar na floresta para orar e ali ficar durante duas ou três horas com o rosto em terra, clamando a Deus.

Um de seus biógrafos disse: “Em todo o mundo onde se fala o inglês era considerado o maior erudito desde os dias de Paulo e Agostinho”.

Depois temos:

John Wesley (1703-1791)

Foi o fundador do Movimento Metodista, hoje uma das maiores denominações do mundo.
Destacando-se por sua vida piedosa e pelo metódico estudo da Palavra, ganhou, junto com o seu grupo, o apelido de “metodista”, que acabou se tornando o nome oficial de sua denominação.

Assim como Lutero, seu desejo era reformar espiritualmente a igreja na Inglaterra, mas acabou tendo de se desligar.

Ao decepcionar-se com seu trabalho missionário nas Treze Colônias Americanas, Wesley encontrou dois irmãos Morávios, na viagem de volta, que tiveram grande influência sobre sua vida, transformando o seu relacionamento com Deus. A partir de então, multidões de cerca de 5 a 10 mil pessoas afluíam para ouvir seus sermões. Era comum nesses cultos, os pecadores acharem-se angustiados e começarem a gritar e a gemer.

Certa vez quando perguntado como fazia com que as pessoas se achegassem aos seus cultos de avivamento ele respondeu: “ Eu me coloco no meio das chamas, para que as pessoas possam me ver queimando”

Com 70 anos, pregou para um auditório de 30 mil pessoas. Aos 86, fez uma viagem à Irlanda onde, além de pregar seis vezes ao ar livre, anunciou o evangelho cerca de 100 vezes em 60 cidades.

George Whitefield (1714 - 177O)

Converteu-se em 1735, aos 21 anos, e, aos 25, começou a pregar ao ar livre. Foi, no início, um dos maiores colaboradores na obra de John Wesley, de quem se separou mais tarde por motivos teológicos. Pregador por excelência, não havia prédio onde coubessem os auditórios e, por isso, sempre armava seu púlpito nos campos, fora das cidades.

Viajava intensamente para pregar o evangelho. Atravessou treze vezes o Atlântico para pregar nos Estados Unidos.

Seu dom de oratória era tão extraordinário que, certa vez, descrevendo para uns marinheiros um navio perdido em um furacão, estes se levantaram gritando: “Às baleeiras! As baleeiras!”.

Charles Grandison Finney (1792-1875)
Convertido aos 29 anos, seu nome está ligado, como nenhum outro, ao movimento avalista. 

Durante dez anos, de 1824 a 1834, trabalhou incansavelmente pelo avivamento da Igreja. 

Depois disso, caiu enfermo, devido aos grandes esforços, tendo de entrar em repouso.

Sua vida foi repleta de milagres. Conta-se que, certa vez, ao entrar em uma fábrica, uma mulher começou a caçoar dele. Diante disso, olhou nos olhos dela e saiu. Após algum tempo, ela estava chorando com o desejo de entregar-se a Cristo.

Em outra ocasião, ele apenas passou por um vilarejo em um trem e as pessoas que estavam nos bares, diri­giram-se às igrejas, sentindo agonia pelo seu pecado. Um repórter que investigava a sua vida para saber o seu segredo espantou-se ao vê-lo entrar na floresta para orar e passar horas prostrado diante de Deus.

Algumas estatísticas demonstraram que cerca de 85% dos convertidos de Finney perseveraram em servir a Deus, enquanto a média dos demais pregadores era de 30%.

Charles Haddon Spurgeon (1834-1892)

Converteu-se aos 17 anos pela pregação de um orador metodista em Cambridge e tornou-se um pregador leigo, isto é, sem formação acadêmica.

Aos 20, era conhecido, por todo o país, como “o menino pregador”. Seus sermões começaram a ser impressos e lidos pelo mundo inteiro. Era comum, em Londres, as pessoas se reunirem, às segundas-feiras, para ler seus sermões. A leitura abrangia tanto trabalhadores da construção civil quanto as pessoas abastadas.

Por quarenta anos pregou para imensas audiências e ganhou cerca de 10.000 almas para Cristo. Entrou para os anais da história eclesiástica como o “príncipe dos pregadores”. 

Fundou o Colégio de Pastores e, até a sua morte, treinou cerca de 900 pregadores.

Ao morrer, em 1892, 6.000 pessoas assistiram ao seu funeral em cortejo fúnebre. Em seu caixão, a Bíblia aberta no texto usado para convertê-lo: “olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; pois eu sou Deus, e não há outro” (Is 45.22).

Dwight Lyman Moody (1837 - 1899)

Foi evangelista por excelência. Convertido aos dezessete anos, começou seu ministério como professor de Escola Dominical, chegando a reunir 1500 crianças, aproximadamente.

Dava bastante ênfase ao evangelismo pessoal, chegando a fazer, em um só dia, duzentas visitas. Tinha o propósito de não dormir antes de pregar o evangelho para alguém. Deixou, por fim, seu trabalho secular para dedicar-se inteiramente à obra de Deus.

Em 1871, foi tomado por um forte desejo de salvar muitas almas. Então, devido a esse desejo, em 1873, junto com Ira D. Sankey começou uma missão intensa no norte da Inglaterra, seguindo depois para a Escócia, onde espalhou uma onda de avivamento.

Pregou seu último sermão no dia 22 de dezembro de 1899 para uma audiência de 15.000 pessoas, quando ganhou centenas de almas para Cristo.

Maria Woodworth-Etter (1844-1924)

Suas primeiras experiências com Jesus foram através de uma igreja chamada congregação Discípulos de Cristo .

Após seu casamento, ela decidiu entrar ministério evangelístico. Proibida de realizar pregações em locais públicos entre os discípulos por ser mulher, encontrou apoio em uma igreja da denominação Quaker religião muito difundida nos Estados Unidos.

Neste ano ela declarou ter recebido o batismo no Espírito Santo , enquanto orava por uma "unção para o culto".

Depois dessa experiência, ela começou a pregar publicamente e centenas de conversões começaram a ocorrer, suas campanhas atrairam jornalistas de todo o país.

Seu ministério de cura começou em 1885, quando ela começou a orar pelos enfermos, e curas começaram a acontecer.

Suas reuniões também se tornaram conhecido por pessoas que caiam no chão pelo poder de Deus, mais tarde, estas pessoas relatavam de profundas experiências espirituais, enquanto estavam caídas no Espírito.

Sua reputação cresceu a tal ponto que ela teve que comprar de uma tenda com capacidade para 8.000 lugares.

No livro Os Generais de Deus ,de  Roberts Liardon , Whitaker Casa , 1996, os aoutores contam os milhares de milagres que ocorreram no âmbito do "poder de Deus", dos homens e mulheres de Deus. Em um dos relatos, envolvendo a irmã Maria Etter, existe o testemunho de um homem em que "o câncer tinha comido todo o lado do rosto e pescoço". Embora este homem estivesse em grande sofrimento e com grandes ataques de dor, a Irmã Etter impôs suas mãos sobre ele e oraram, o poder de Deus, veio sobre este homem e toda a dor, rigidez e queima o deixaram imediatamente. Ele então foi capaz de não somente virar o pescoço de lado a lado, mas acabou pregando para toda a multidão sobre o milagre que Deus tinha feito em sua vida.

Aimee Semple Macpherson (1890-1944) Nascida em lar cristão, Aimee já nos primeiros dias de sua vida, frequentava aos cultos da Igreja Metodista em sua comunidade.

Com a chegada de sua adolescência Aimee sentiu-se inclinada a abandonar a sua vida cristã e foi conhecer a vida fora da Igreja. Envolveu-se em peças teatrais, números musicais e danças. Foi sentindo seu coração se esfriar cada vez mais e sentiu-se distante de Deus. No colégio sua distância de Deus ficou agravada quando ela aprendeu sobre a Teoria da Evolução de Charles Darwin, confrontada por seu pai e confusa, Aimee fez uma oração pedindo que se houvesse um Deus, que Ele se revelasse para ela.

A resposta à oração de Aimee não tardou e num dia andando pelas ruas de sua cidade passou pela frente de uma porta de onde podia se ouvir a voz de um eloqüente pregador, que chamava-se Robert Semple.

Aimee ouviu-o falando em outra línguas e entendeu que ela era uma pecadora e que precisava se arrepender. Daquele momento em diante Aimee se transformou. Dias depois foi batizada com Espírito Santo, fato que era reprovado por seus tradicionais pais. Já convertida, apaixonou-se por Robert vindo casar-se com ele. Iniciou seu ministério na Ásia, onde seu marido acometido de Malária faleceu. Sozinha e desamparada, Aimee que havia dado à luz Roberta Star Semple, viu-se obrigada voltar para os Estados Unidos.

Em 1917, iniciou sua maratona pelos Estados Unidos com várias campanhas em diversas cidades do país. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular, termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple , em Los Angeles, Califórnia.

William Joseph Seymour (1870-1922)

Filho de ex-escravos católicos, converteu-se à Igreja Batista durante sua adolescência.

Em 1905, mudou-se para Houston, onde passou a frequentar a recém-formada escola bíblica de Charles Fox Parham em uma cadeira colocada no corredor, por ser negro. Foi aí que aprendeu as doutrinas do movimento Holiness e do dom de línguas como prova do batismo com o Espírito Santo.

Seymour mudou-se depois para Los Angeles, onde passou a exercer o pastorado em uma igreja da metrópole nascente. No entanto, não foi bem aceito ao começar a pregar a mensagem de reavivamento e batismo no Espírito Santo, e foi expulso da paróquia.

Na procura de um lugar para continuar seu trabalho, ele fundou sua própria igreja num templo abandonado da Igreja Metodista Africana em Los Angeles, localizada na Azusa Street (Rua Azusa) no. 312. O resultado foi o Reavivamento da Rua Azusa

Os cultos duravam cerca de 12 horas e 10% da população de todos o mundo até hoje já passou por lá, em busca por um toque do Espirito Santo.

Hoje, dos 660 milhões de cristãos protestantes e evangélicos no mundo, 600 milhões pertençam a igrejas que foram diretamente influenciadas pelo avivamento da Rua Azusa .
Certa vez, W H Durham, escreveu um artigo no The Apostolic Faith, fevereiro / marco de 1907, a respeito de Seymor que dizia o seguinte:

Agora só uma palavra relativa ao irmão Seymour, que é o líder do movimento debaixo de Deus. Ele é o homem mais manso que eu já encontrei. Ele caminha e conversa com Deus. O poder dele está na sua fraqueza. Ele parece manter uma dependência desamparada em Deus e é tão simples como uma pequena criança, e ao mesmo tempo ele está tão cheio de Deus que você sente o amor e o poder toda vez que você chegar perto dele.
Mas o que havia na vida destes homens que os diferenciava?

Com certeza a sua vida de oração e intimidade com Deus era diferente das outras pessoas, mas em que sentido eram diferentes?

Ao olharmos para o texto que lemos no início em João 3:30, a resposta nos salta aos olhos:
“Convém que Ele cresça e que eu diminua”

João Batista compreendeu um princípio pouco utilizado embora muito conhecido, sobre o qual todo ministério, culto e adoração deveria utilizar:

O fato de que se eu diminuir, Ele, Jesus, poderá crescer.

Quanto menos espaço eu ocupar, mais sobrará para ele.

Ou seja, nossos desejos, nossas vontades, nossos sonhos, nossas metas, nossos planos, nossa carne, devem ser colocadas de lado para que O Senhor Jesus reine totalmente em todas as áreas das nossas vidas, só assim o avivamento virá!!

E de todas estas coisas que foram ditas anteriormente, a nossa carne é a que mais atrapalha e impede a manifestação da glória de Deus nas nossas vidas.

Já é hora de dizermos ao Senhor: Deus eu quero contemplar a tua glória, aleluiaaa!!!

Deus quer redefinir e reestruturar aquilo que chamamos de igreja.

Ele quer uma igreja cheia de “Davis” que estejam buscando o seu coração e não as suas 
mãos, que queiram ver a Sua face ao invés de buscar as Suas riquezas!

O Deus de Moisés quer se revelar a nós, mas não será uma benção sem ônus, para que isto aconteça, teremos que morrer!!

Precisamos orar por uma mudança, por uma ruptura nos moldes tradicionais da igreja atual, mas só podemos fazer isto, se primeiro deixarmos Deus nos mudar e a nossa carne morrer.

As mudanças virão sobre aqueles que não estiverem em busca de suas próprias ambições e ganâncias mas sim sobre aqueles que estiverem buscando os propósitos de Deus sobre a sua vida.

Vou lançar um desafio!!

Se você quiser pode continuar buscando a Deus somente para receber os seus benefícios fique a vontade, mas se você tem coragem, ore assim comigo:

“Senhor, não quero mais as tuas bênçãos, quero O Senhor, quero a Sua presença, bem próxima de mim. Quero o Seu toque nos meus olhos, em meu coração, nos meus ouvidos. Mude-me Senhor, não quero ser mais o mesmo! Estou cansado!

Espirito Santo habite em mim!

Sei que se eu mudar, então as pessoas ao meu redor também serão mudadas!” Em nome de 
Jesus, Amém!!

A partir de hoje, quando a mão de Deus tentar te mudar e moldar o teu coração não resista ao poder do Espirito Santo, deixe-se ser transformado.

O oleiro da tua alma quer te tornar maleável.

Ele quer te levar a um nível de intimidade com Ele em que você não precise perder a sua saúde, as coisas com que tanto sacrifício você lutou para ter ou as pessoas que você ama, para que você saiba ouvir a Sua voz.

Deus deseja que você esteja tão sensível, que apenas uma brisa tranquila e suave, já será suficiente para que você note a Sua presença majestosa.

Só assim teremos um avivamento.

Façamos como João Batista, dizendo:

“Jesus convém que Tu cresça e que eu diminua”

Amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário